Rotina de um residente em clínica médica é o tema do 29º episódio do LaudoMed
Dra. Naíse Mourão conta como foi sua preparação para passar na Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE)

No 29º episódio do LaudoMed, um quadro do podcast do Sindicato dos Médicos do Ceará, o diretor de Comunicação, Dr. Maurício Granja, recebe a Dra. Naíse Mourão, médica residente R2 de Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio, para falar sobre a rotina e desafios de um médico residente.

Leia mais: André Fernandes é o terceiro participante do Saúde em Destaque – Eleições 2024

Dra. Naíse Mourão explica que a residência de clínica médica é um pré-requisito básico para ingressar nas subespecialidades, como: endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia e reumatologia. “São dois anos necessários e fundamentais na construção do médico clínico para a gente começar a ingressar na subespecialidade”, destaca.

A médica também falou um pouco de como foi sua preparação para passar na Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE). Sem ingressar em um cursinho, ela conta que se preparou de forma individual, por meio de videoaulas e respondendo questões de provas antigas.

“Uma coisa que me ajudou muito a passar na SURCE, é que tem uma repetição de temas, de formas, de questões. Fiz um livrinho, andava com as provas e gabaritos impressos, e comecei a estudar pelas questões mesmo, de 2009 a 2022. Meu objetivo era ficar em Fortaleza, era entrar em um hospital universitário. Esse sempre foi o meu desejo”, conta.

No episódio, Dra. Naíse Mourão também fala sobre seu dia a dia no Hospital Universitário Walter Cantídio e como concilia a rotina de residente e vida pessoal.

Assista o episódio #29 do LaudoMed no canal do Sindicato dos Médicos do Ceará no Youtube ou escute nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Acesse aqui.