Devedômetro: 15 municípios cearenses permaneceram em débito com salários dos médicos em junho
Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar imediatamente ao Sindicato

Em junho, 15 municípios cearenses permaneceram em débito com os salários dos médicos, conforme aponta o Devedômetro. O levantamento, realizado mensalmente pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, foi divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais: Em maio, 15 municípios cearenses encerram o mês em débito com salários dos médicos, aponta Devedômetro

Os municípios são: Acarape, Aracati, Catunda, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Mulungu, Icó, Ipueiras, Pacajus, Paramoti e Pires Ferreira.

Desde o mês de abril, a lista não sofre alterações, pois não houve, até o momento, avanços nas negociações entre o Sindicato dos Médicos e as prefeituras, assim como não houve nenhuma judicialização contra um novo município.

Confira o período do débito de cada município:

• Acarape: novembro e dezembro de 2020
  • Aracati: plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA
  • Catunda: plantões dos dias 06,07,09,13,14,20,21,27,28 de novembro de 2016
  • Caucaia: janeiro a abril de 2024
  • Fortaleza: julho e agosto de 2023
  • Horizonte: fevereiro de 2023
  • Limoeiro do Norte: novembro e dezembro de 2016
  • Maranguape: dezembro de 2020
  • Morada Nova: outubro de 2021
  • Mulungu: agosto, setembro e outubro de 2015
  • Icó: dezembro de 2016
  • Ipueiras: dezembro de 2020
  • Pacajus: 2016
  • Paramoti: dezembro de 2020
  • Pires Ferreira: 2012

Como acionar o Devedômetro

O Sindicato dos Médicos reitera a orientação para que os profissionais passem a documentar os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, deve-se procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.

O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. A divulgação refere-se sempre aos débitos do mês anterior.

O Devedômetro é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará desde janeiro de 2017 para divulgar as cidades que não honram com os pagamentos dos profissionais. A lista já chegou a contabilizar 31.