Sindicato dos Médicos solicita ações urgentes para sanar condições insalubres e inadequadas na UPA Cristo Redentor

Na última sexta-feira (28), o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício à direção da Viva Rio e à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), solicitando a adoção urgente de ações para sanar problemas de insalubridade e de condições inadequadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Redentor, em Fortaleza. Profissionais e pacientes vêm enfrentando dificuldades devido à reforma.

Leia mais: Médicos das UPAs de Fortaleza retomam paralisação a partir das 20 horas deste domingo

Um dos problemas é o local destinado ao repouso médico, que está localizado em frente a recepção, prejudicando a privacidade dos profissionais. Além disso, pacientes estão internados sem o respeito à distância mínima de segurança, inclusive em áreas onde são realizados procedimentos como Raio-X.

Outra denúncia preocupante refere-se a uma mensagem do grupo oriunda do diretor da unidade, revelando que os médicos são obrigados a preterir seus plantões para realizar transferências de pacientes para hospitais. “Essa decisão sobre o médico envolvido no transporte caberá ao chefe de equipe, que de maneira cordial deverá avaliar caso a caso, juntamente com os demais plantonistas, buscando aquele que tenha mais perfil e manejo com doente grave”, diz trecho da mensagem.

“Essa prática é inaceitável e pode comprometer a assistência médica na UPA, expondo os profissionais a situações de extremo estresse, sobrecarga e riscos profissionais”, avalia Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Ações

No ofício, o Sindicato dos Médicos destaca alguma das ações a serem desenvolvidas para resolver os problemas citados. Entre elas, providenciar um local adequado e privado para o repouso dos profissionais de saúde, garantindo sua dignidade e segurança; readequar os espaços para pacientes, respeitando a distância mínima e evitando a superlotação; e reavaliar a prática de transferência de pacientes por médicos plantonistas, designando profissional específico para esta função e garantindo que os médicos possam cumprir suas obrigações nos plantões sem interrupções.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para colaborar no que for necessário em busca de uma solução para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.

Foto: Julio Caesar/O Povo