Sindicato dos Médicos aciona SMS e Instituto IDEAS acerca do atraso nos pagamentos e questões de segurança nas UPAs
Em maio, os pagamentos foram feitos com atraso e, até o momento, muitos profissionais ainda não receberam seus honorários

O Sindicato dos Médicos do Ceará acionou a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e o Instituto IDEAS, nesta segunda-feira (17), por meio de ofício, acerca do atraso nos pagamentos e questões de segurança nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Leia mais: Após dois meses de acordo com Instituto IDEAS, médicos da UPA Jangurussu ainda não possuem vestuário apropriado e sofrem com ausência de segurança

Em abril, o Instituto IDEAS assumiu o compromisso de que o pagamento dos médicos seria realizado até o 5° dia útil de cada mês. No entanto, em maio os pagamentos foram feitos com atraso e, até o momento, muitos profissionais ainda não receberam seus honorários. O Sindicato tomou conhecimento que os médicos buscaram esclarecimentos com o departamento financeiro da empresa, mas não receberam respostas.

Em relação à segurança, o Sindicato dos Médicos reforça que a simples provisão de vestuários diferenciados e bonés aos porteiros, com o objetivo de conferir uma aparência de segurança, não aborda as lacunas existentes no treinamento e na insuficiência da remuneração desses funcionários, que não estão devidamente preparados para desempenhar as funções atribuídas. Além disso, a utilização do termo “Controlista de Acesso” nos crachás dos colaboradores sugere que não estão aptos a exercerem a função de seguranças.

Ainda no ofício, a entidade destaca que o fato de as UPAs estarem localizadas em áreas de alta vulnerabilidade, necessitam que sejam muito bem seguras. “Medidas de segurança robustas são essenciais para garantir a integridade e o bem-estar dos profissionais de saúde, que precisam trabalhar em um ambiente livre de ameaças e distrações, além de assegurar que o atendimento médico possa ser realizado de maneira eficaz e contínua”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera necessidade para que seja garantido o pagamento até o 5° dia útil de cada mês de forma definitiva, como também que a segurança seja aperfeiçoada.