O Sindicato dos Médicos do Ceará tomou conhecimento das condições insalubres que atingem o Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, e solicitou providências ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, e à direção da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio de ofício enviado nesta sexta-feira (31). Entre os problemas, a deficiência no fornecimento de lençóis e enxovais hospitalares para pacientes e repouso médico.
A entidade explica que a ausência de lençóis limpos e a presença de colchões visivelmente sujos e mofados aumentam exponencialmente o risco de contaminação cruzada. “Este cenário é particularmente preocupante em um ambiente hospitalar, onde a imunidade dos pacientes pode estar comprometida, agravando a suscetibilidade a infecções nosocomiais. A falta de higienização adequada pode resultar em surtos de infecções hospitalares, afetando a recuperação dos pacientes e prolongando os tempos de internação”, explica Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.
Ainda no ofício, o Sindicato ressalta que cabe à SPDM o fornecimento de enxovais hospitalares. Além disso, destaca que a falta de fiscalização não só compromete a qualidade dos serviços prestados, como coloca em risco a saúde e segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde.
Providências
Como providências para resolver a situação do hospital, o Sindicato dos Médicos solicita que uma equipe de fiscalização seja enviada imediatamente para inspecionar as condições relatadas e coletar documentos probatórios.
A entidade também pede a substituição urgente dos colchões e a disponibilização de lençóis e toalhas adequadas para todos os setores do hospital, bem como a implementação de um programa contínuo de fiscalização e verificação para assegurar que os padrões de higiene e fornecimento de enxovais sejam mantidos.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e seguirá atento até que todas as demandas sejam resolvidas.
Foto: SPDM
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará