Em visita de fiscalização, Sindicato dos Médicos apura denúncia de violência e sobrecarga de trabalho no Posto de Saúde José Walter
Uma paciente agrediu uma profissional do NAC e danificou um computador da unidade

Na última quinta-feira (23), o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Marcel Áureo, visitou a UAPS Dr. Luiz Augusto Castelo Branco, no bairro José Walter, e apurou relatos de violência e sobrecarga na unidade. A denúncia foi repassada ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, para a adoção de providências.

Leia mais: Visita do Sindicato dos Médicos identifica condições precárias na UAPS Rigoberto Romero

Conforme os relatos, o caso de violência ocorreu há 15 dias, quando uma paciente agrediu uma profissional do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) e danificou um computador da unidade. Também foi verificado que há médicos atendendo muito além das recomendações do Ministério da Saúde, que estipulam que cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, quatro mil pessoas, sendo a média recomendada de três mil pessoas por equipe.

“Constatamos que o episódio de violência indica que o posto de saúde é um local inseguro, necessitando de medidas urgentes para garantir a segurança dos profissionais e pacientes, e que a sobrecarga de trabalho pode comprometer a qualidade do atendimento prestado à população e a saúde dos profissionais”, afirma Dr. Marcel Áureo.

Diante do cenário em que se encontra a unidade de saúde, o Sindicato dos Médicos reitera a necessidade de medidas imediatas para aumentar a segurança, incluindo a presença de segurança física e a implementação de protocolos para lidar com situações de violência.

Além disso, solicita a reavaliação e redistribuição das áreas de cobertura das equipes de Saúde da Família, de modo a respeitar os limites recomendados pelo Ministério da Saúde, assegurando condições adequadas de trabalho para os profissionais e um atendimento digno para a população.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e tomará todas as medidas cabíveis para garantir o bem-estar dos profissionais e o atendimento de qualidade aos moradores da região.