Durante visita de fiscalização, Sindicato dos Médicos constata deficiências e irregularidades no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Caucaia
Entre as irregularidades observadas, a falta de medicamentos básicos e ausência de UTI neonatal e adulta

Na última quinta-feira (16), as diretoras do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dra. Mônica Pinto e Dra. Daniele Barros, visitaram o Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Caucaia, e constataram diversas irregularidades e deficiências. Após a fiscalização, a entidade oficiou o secretário de Saúde do município, Zózimo Medeiros, solicitando providências urgentes.

Leia mais: Salários dos médicos pediatras do Hospital Municipal de Caucaia estão atrasados desde janeiro; Sindicato cobra regularização à COAPH e à secretaria de Saúde

Entre as irregularidades observadas, a falta de medicamentos básicos para rotina de maternidade, como hidralazina, nifedipina e quetamina, ausência de UTI neonatal e adulta, além da indisponibilidade de laboratório de forma contínua ou durante 24 horas.

As diretoras também verificaram que o hospital não conta com aparelho de cardiotocografia, nem sala de recuperação anestésica equipada e funcionando adequadamente, assim como a única incubadora da unidade encontra-se com defeito de aquecimento, prejudicando o atendimento neonatal.

Além dos problemas listados, foi observada a falta de médicos em alguns turnos, agravada pela ausência de pagamentos às cooperativas prestadoras de serviços desde janeiro.

“As situações observadas na maternidade de Caucaia são bem graves, sendo urgente a adoção de providências no sentido de garantir um atendimento seguro às gestantes e recém-nascidos, bem como para a regularização dos pagamentos dos profissionais, para que permaneçam em seus vínculos”, afirma Dra. Daniele Barros.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que aguarda que as devidas ações sejam tomadas, garantindo o bom funcionamento da maternidade.