Urgente: médicos aceitam propostas da Ebserh mediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho e suspendem greve
Entre as propostas, os profissionais aceitaram reajuste de 3,09% e aumento de 20,52% do auxílio-alimentação

Durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, na noite da última quarta-feira (8), os médicos cearenses aceitaram as propostas da Ebserh mediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), entre elas a de reajuste salarial, e suspenderam a greve.

Leia mais: Urgente: médicos da Ebserh no Ceará rejeitam propostas de reajuste e deliberam início de paralisação parcial em 72 horas

As propostas foram: reajuste de 3,09%, referente a 80% do INPC retroativo à data-base; aumento de 20,52% do auxílio-alimentação, passando de R$ 800,00 para R$ 1 mil a partir de 1º de março de 2025; alteração da data-base para 1º de junho de 2025, com recomposição de 100% do INPC em 2025, abrangendo o período de março de 2024 a maio de 2024 e assegurados os 38 itens referentes às cláusulas sociais já negociadas; auxílio-creche no valor de R$ 484,90 (126%); assistência médica no valor de R$ 190,65; redução da cota-parte do auxílio-transporte de 6% para 5% para os ocupantes de cargo de nível médio e técnico; compensação de 50% dos dias não trabalhados durante a greve; término imediato greve; e criação de grupo de trabalho, com previsão em ACT, para estudo de recomposição de perda inflacionária e demais temas de interesse da categoria.

A assembleia foi presidida pelo secretário-geral do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, e pela advogada Dra. Gabrielle Gadelha. Na ocasião, Dr. Leonardo informou que as propostas foram somadas ao Acordo Coletivo já negociado, mantendo-se as demais cláusulas, especialmente referente às questões sociais.

Após as explicações, a maioria dos médicos presentes aceitou as propostas e deliberou pela suspensão da greve.