CAPS AD, no bairro Granja Portugal, funciona sem psiquiatra há três anos; Sindicato dos Médicos cobra providências urgentes
Além disso, os salários dos profissionais estão atrasados desde fevereiro e não há segurança adequada na unidade

Na última terça-feira (7), o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Marcel Áureo, visitou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no bairro Granja Portugal, e constatou condições preocupantes, que afetam diretamente a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes e as condições de trabalho dos profissionais da saúde. Na última quarta-feira (8), um ofício foi enviado ao secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, solicitando providências urgentes.

Leia mais: Médicos psiquiatras dos CAPS de Fortaleza podem paralisar atividades a partir do dia 2 de abril por defasagem salarial e atuais condições de trabalho

Conforme verificado, o CAPS está sem a presença de um psiquiatra há três anos, sobrecarregando um único médico clínico, cooperado pela Cooperativa dos Psiquiatras do Ceará (Coopec), para atender todas as demandas relacionadas à saúde mental dos pacientes.

Além disso, o diretor apurou que os salários dos profissionais estão atrasados desde fevereiro, bem como observou a ausência de medidas de segurança adequadas na unidade, o que coloca em risco tanto os profissionais quanto os pacientes que buscam tratamento no local.

“A ausência de um médico psiquiatra há três anos nos causou extrema preocupação, pois, além de sobrecarregar o trabalho de um único médico clínico, pode prejudicar o atendimento adequado aos pacientes. Portanto, reiteramos a necessidade para que a SMS adote as medidas cabíveis quanto antes para solucionar esse e os demais problemas relatados”, destaca Dr. Marcel Áureo.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as providências necessárias para garantir a contratação de um psiquiatra, regularizar os pagamentos dos salários dos funcionários e implementar medidas de segurança eficazes na unidade.