Médicos pediatras que atuam nas UPAs de Caucaia por meio da COAPH podem paralisar atividades se pagamentos não forem regularizados em 72 horas

Os médicos pediatras que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Jurema e do Centro, em Caucaia, por meio da COAPH, podem paralisar as atividades se os pagamentos em atraso não forem regularizados em até 72 horas. O comunicado de paralisação foi enviado nesta terça-feira (30) ao prefeito Vitor Valim; ao secretário de Saúde, Zózimo Medeiros; secretário Municipal de Gestão e Governo, Guthemberg Holanda; e às direções das UPAs.

A paralisação foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na última segunda-feira (29) devido aos dois meses de atrasos salariais, referentes a fevereiro e março.

Leia mais: Médicos pediatras que atuam nas UPAs de Caucaia por meio da COAPH acumulam mais um mês de pagamentos em atraso; Sindicato cobra regularização imediata

Conforme decidido pelos profissionais, caso os pagamentos não sejam efetuados neste prazo, serão mantidos apenas os atendimentos aos pacientes classificados em amarelo, laranja e vermelho.

“Já havíamos oficiado a COAPH em 22 de abril, relatando a situação e cobrando providências para a regularização dos débitos. No entanto, os médicos continuam sem receber seus honorários, sem nenhum retorno de quando a situação será solucionada”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Código de Ética Médica

De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição para colaborar em busca de uma resolução definitiva.

Foto: Blog do Farias