Sindicato denuncia condições insalubres no local de repouso dos médicos cirurgiões e anestesistas do Hospital da Mulher
Profissionais descansam em meio a paredes sujas, forte odor e colchões deteriorados e danificados

Paredes sujas e mofadas, colchões deteriorados e rasgados, lâmpadas queimadas, ar-condicionado danificado e forte odor. Este é o cenário do local destinado ao repouso dos médicos cirurgiões e anestesistas do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), em Fortaleza. Um ambiente totalmente insalubre e desconfortável para os profissionais que precisam descansar nos intervalos de seus plantões exaustivos.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe denúncia de situação insalubre na UBS Maria Tavares de Oliveira, em Itaitinga

A situação foi relatada ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, na última quarta-feira (24), por meio de ofício enviado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. A entidade ressalta que todos os cômodos dentro do hospital que tenham a presença permanente de médicos, mesmo que seja para repouso, precisam necessariamente ser locais salubres, limpos e com o máximo de esterilização, a fim de evitar contaminação cruzada.

“Isso se torna ainda mais crítico pelo fato de os médicos transitarem em áreas hospitalares com pacientes, principalmente nos centros cirúrgicos e leitos, onde a esterilidade e a limpeza são essenciais para evitar riscos desnecessários à saúde dos pacientes e dos profissionais”, alerta Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, a entidade também destaca que as condições precárias não comprometem apenas o bem-estar dos profissionais, mas também prejudicam a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. “Acreditamos que é responsabilidade da gestão garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores”, completa Dr. Max Ventura.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as providências cabíveis até que sejam proporcionadas condições dignas e adequadas de repouso para os profissionais de saúde que atuam no Hospital da Mulher.