Serviços de anestesiologia podem ser suspensos no IJF por falta de repasse à COOPANEST, alerta Sindicato

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com a informação de que a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST) vem enfrentando sérios obstáculos para manter a prestação de seus serviços no Instituto Dr. José Frota (IJF). Desde outubro do ano passado, a cooperativa aguarda o repasse dos pagamentos pelos serviços prestados.

Leia mais: Sindicato dos Médicos pede reforço das estruturas físicas e das instalações hidráulicas do IJF após hospital ficar alagado devido às fortes chuvas

Conforme documento apresentado pela COOPANEST, os valores devidos permanecem apenas empenhados, sem efetiva quitação pelo IJF. Diante dessa situação, o Sindicato ressalta o risco iminente de descontinuidade dos serviços prestados pela cooperativa devido a possíveis rupturas contratuais.

Em caso de descontinuidade, haverá a interrupção dos serviços nos plantões na emergência, centro cirúrgico, terapia intensiva, sala de recuperação, hemodinâmica, ressonância magnética e terapia da dor, todos destinados ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 19 de abril, o Sindicato dos Médicos solicitou ao superintendente do IJF, José Maria, por meio de ofício, que solucione a questão do repasse de forma definitiva, garantindo a continuidade deste serviço tão essencial a um hospital de grande porte.

“Estamos diante de um grave problema, pois havendo a descontinuidade deste serviço as cirurgias serão suspensas, causando um grande prejuízo à população. Portanto, ressaltamos que é imprescindível que sejam adotadas todas as providências necessárias para garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos de saúde”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para fornecer quaisquer informações adicionais que possam ser necessárias para a resolução deste grave problema.