O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com a informação de que a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST) vem enfrentando sérios obstáculos para manter a prestação de seus serviços no Instituto Dr. José Frota (IJF). Desde outubro do ano passado, a cooperativa aguarda o repasse dos pagamentos pelos serviços prestados.
Conforme documento apresentado pela COOPANEST, os valores devidos permanecem apenas empenhados, sem efetiva quitação pelo IJF. Diante dessa situação, o Sindicato ressalta o risco iminente de descontinuidade dos serviços prestados pela cooperativa devido a possíveis rupturas contratuais.
Em caso de descontinuidade, haverá a interrupção dos serviços nos plantões na emergência, centro cirúrgico, terapia intensiva, sala de recuperação, hemodinâmica, ressonância magnética e terapia da dor, todos destinados ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
No dia 19 de abril, o Sindicato dos Médicos solicitou ao superintendente do IJF, José Maria, por meio de ofício, que solucione a questão do repasse de forma definitiva, garantindo a continuidade deste serviço tão essencial a um hospital de grande porte.
“Estamos diante de um grave problema, pois havendo a descontinuidade deste serviço as cirurgias serão suspensas, causando um grande prejuízo à população. Portanto, ressaltamos que é imprescindível que sejam adotadas todas as providências necessárias para garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos de saúde”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para fornecer quaisquer informações adicionais que possam ser necessárias para a resolução deste grave problema.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará