Trabalhadores da Ebserh no Ceará rejeitam proposta de reajuste de 2,15% e aprovam indicativo de greve
A negativa dos profissionais cearenses será levada para conhecimento da empresa em nova reunião no dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (Sintsef-CE) realizou, na última terça-feira (23), uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no Ceará, para deliberar sobre proposta de reajuste apresentada pela empresa. Os profissionais rejeitaram o reajuste de 2,15% e aprovaram indicativo de greve.

Leia mais: Presidente do Sindicato dos Médicos representa FMB na entrega dos relatórios dos grupos de trabalhos da EBSERH

A assembleia também contou com a participação do Sindicato dos Médicos do Ceará. Na ocasião, foi apresentada o reajuste indicado pela Ebserh e a proposta conjunta das entidades sindicais, de um reajuste de 14,07%, entre outros ganhos.

O reajuste de 2,15% da Ebserh foi rejeitado por 99,03% dos participantes da AGE. Em seguida, 97,9% aprovaram indicativo de greve. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, no dia 30 de abril, haverá nova reunião com a Ebserh, onde será levada a negativa dos profissionais em relação ao reajuste proposto. Na ausência de uma resposta favorável, será iniciado o processo de paralisação.

Assembleia Geral

O Sindicato dos Médicos reforça o convite aos médicos trabalhadores em empresas públicas de serviços hospitalares de todo o Brasil para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na próxima segunda-feira (29), às 19h30, em primeira convocação, e às 20 horas, em segunda convocação.

A assembleia será realizada pela Federação Médica Brasileira (FMB), por meio da plataforma virtual Zoom. Além de deliberar sobre a proposta de cláusulas econômicas e sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 apresentada pela Ebserh, os profissionais irão deliberar indicativo da greve em caso de rejeição da proposta da empresa e mobilização da categoria para os dias 30 de abril e 01 de maio.

O link de acesso estará disponível em: www.portalfmb.org.br.

Atualização

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) prorrogou por mais 30 dias o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que venceria no final deste mês. A prorrogação foi anunciada durante reunião convocada pela Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) na manhã desta quinta-feira (25).

Até o momento, as negociações não foram finalizadas porque não houve acordo para o reajuste salarial e outras pautas econômicas. Os sindicatos médicos, inclusive, estão realizando assembleias com deliberações de indicativo de greve.