Os médicos pediatras que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caucaia, por meio da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), estão com os pagamentos dos meses de fevereiro e março em atraso. Na última segunda-feira (22), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a cooperativa e o secretário de Saúde do município, Zózimo Medeiros, solicitando regularização imediata.
Ainda no ofício, a entidade reforçou a importância de valorizar e respeitar os profissionais de saúde, garantindo condições dignas de trabalho e o pagamento justo e pontual pelos serviços prestados à comunidade.
“Os médicos já estão há dois meses sem receber seus honorários em dia, a continuidade desses atrasos pode levar os profissionais a buscarem outras oportunidades de trabalho, podendo resultar em uma escassez ainda maior de profissionais qualificados nas UPAs de Caucaia”, destaca Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.
Código de Ética Médica
De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para que a situação seja resolvida de forma célere.
Foto: Google Street View
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará