Sindicato dos Médicos identifica problemas estruturais e de organização após reinauguração do Frotinha de Messejana
O diretor Dr. Luigi de Morais esteve na unidade para verificar as condições de estrutura de trabalho e de atendimento

Após mais de quatro anos de obra, o Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana, foi reinaugurado no dia 8 de abril. No dia seguinte, o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Luigi de Morais, esteve na unidade para verificar as condições de estrutura de trabalho e de atendimento.

Leia mais: Médicos das UPAs de Fortaleza retomam paralisação a partir das 20 horas deste domingo

Na ocasião, o diretor verificou que os alojamentos destinados aos médicos apresentam condições inadequadas. O repouso masculino, por exemplo, não possui ar condicionado e uma acomodação foi improvisada na sala de reuniões, com colchões no chão. Também foi observado a ausência de bebedouros em diversos setores do hospital, tendo apenas um que está sendo compartilhado com os pacientes na emergência, oferecendo riscos aos médicos.

Profissionais improvisaram sala de descanso e colocaram colchões no chão

Na última sexta-feira (12), o Sindicato dos Médicos solicitou esclarecimentos ao secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, acerca das situações verificadas.

“É importante destacar que o compartilhamento do repouso com outros profissionais do hospital, tais como maqueiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros, porteiros e técnicos de radiologia, apresenta inadequações que comprometem a qualidade do descanso médico. Além disso, a presença de outros profissionais no mesmo espaço de repouso pode aumentar o risco de contaminação cruzada, comprometendo não apenas a saúde dos médicos, mas também a segurança dos pacientes atendidos por eles”, explica Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Intercorrências

Além das condições verificadas pela entidade, algumas denúncias foram recebidas logo após a reinauguração do hospital, como o caso do estacionamento. Devido ao aumento da equipe, não há vagas suficientes para os profissionais, que acabam deixando seus veículos na rua lateral ou em um estabelecimento comercial em frente à unidade hospitalar.

Também foi repassado que a empresa fornecedora de computadores enviou todos errados, o que levou os médicos a realizarem a admissão de pacientes a mão. Contudo, é necessário trocar e colocar todos os computadores em rede, para que, ao admitir o paciente na UTU, o servidor do Núcleo Interno de Regulação (NIR) já possa ter acesso para inserir o paciente na transferência.

Outra situação preocupante relatada foi devida à internação de um paciente que chegou convulsionando. Conforme denúncia, a equipe de enfermagem preocupou-se em rodar o ECG do paciente antes de pegar o acesso para fazer o Diazepam. O paciente ficou internado na Unidade de Terapia de Urgência (UTU) não fica acompanhante e os familiares não receberam orientações aos em relação ao horário de visita e sobre deixar um número de contato.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reconhece a importância da entrega do hospital para a comunidade de Messejana e se coloca à disposição para colaborar e contribuir para o aprimoramento contínuo das instalações e processos do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira.