O Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou o secretário de Saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros, na última terça-feira (9), solicitando esclarecimentos acerca dos reiterados atrasos nos pagamentos da contrapartida devida aos participantes do Programa Médicos pelo Brasil. Os profissionais denunciam atrasos sistemáticos nas parcelas de fevereiro, março e abril deste ano.
No ofício, a entidade ressalta que a situação é recorrente. Todos os meses o Sindicato dos Médicos é acionado para intermediar junto à gestão municipal a negociação do pagamento devido do auxílio moradia/alimentação.
“Infelizmente, trata-se de uma situação que vem se repetindo mês a mês. É importante salientar que esses valores são assegurados por lei e foram estipulados no momento da contratação do Programa Mais Médicos. O município, portanto, deve respeitar os termos contratuais estabelecidos no programa e honrar com os pagamentos”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Max Ventura.
Ausência de diálogo
Além da falta de pagamento das ajudas de custo, o Sindicato tomou conhecimento que a gestão não tem demonstrado disposição em dialogar ou esclarecer a situação, mesmo diante das constantes cobranças. Os responsáveis pelo setor financeiro têm se mostrado inacessíveis, ignorando mensagens e chamadas telefônicas, aumentando a apreensão dos médicos que contam com os auxílios para custear suas despesas básicas.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que o secretário de Saúde de Caucaia tome as medidas cabíveis para resolver a questão de forma definitiva, garantindo a dignidade dos profissionais.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará