Brasil tem mais de 575 mil médicos ativos; Ceará atinge a marca de 20 mil profissionais, aponta levantamento do CFM
No Ceará, do total de 20.023 médicos, 13.851 atuam em Fortaleza e 6.172 no interior

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, nesta segunda-feira (08), os dados da Demografia Médica 2024. Conforme a pesquisa, o Brasil já atingiu a marca de 575.930 médicos ativos, o que significa uma proporção de 2,81 médicos por mil habitantes.

Leia mais: Presidente do Sindicato dos Médicos prestigia cerimônia de inauguração da nova sede do CFM

Segundo o CFM, o resultado é o maior já registrado e deixa o Brasil na frente de países como os Estados Unidos, China e Japão. Apesar do aumento no número de médicos, a distribuição dos profissionais ainda é um desafio a ser vencido nas regiões brasileiras.

A Demografia Médica aponta que o Sudeste possui a maior proporção, sendo 3,76 médicos por mil habitantes, compreendendo 51% do total de médicos e 41% da população brasileira. Em seguida, o Centro-Oeste, com 3,39 médicos por mil habitantes, concentrando 8,1% da população. O Sul, com 14,8% da população, possui 3,27 médicos por mil habitantes, enquanto o Nordeste, com 26,8% da população, apresenta uma razão de 2,22 médicos por mil habitantes. Para encerrar, o Norte conta com uma média de 1,73 médicos por mil habitantes.

No Ceará, o número total de médicos atingiu a marca de 20.023, concentrando 13.851 profissionais em Fortaleza e 6.172 no interior.

“O estudo do CFM, mais uma vez, reforça que o problema não é a quantidade total de médicos, mas a má distribuição desses profissionais, principalmente em regiões mais populosas e cidades do interior, onde as condições de trabalho são precárias e pouco atrativas”, ressalta o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Max Ventura.

Feminização da medicina

A Demografia Médica 2024 revela outro dado importante, o número de mulheres na medicina. Os homens representam 50,08% (288.473 mil) do total e as mulheres 49,92% (287.457 mil). Entre os médicos com 39 anos ou menos, as mulheres já são maioria com 58% e os homens 42%.

Acesse o estudo completo aqui.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informações do CFM