Urgente: médicos das UPAs de Fortaleza suspendem paralisação após SMS indicar melhorias nas condições de trabalho e aprovam manutenção de estado de greve

A paralisação dos médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, administradas pela Viva Rio e pelo Instituto IDEAS, que teria início às 21h45 desta quinta-feira (21), foi suspensa após Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará nesta noite. Na ocasião, a entidade apresentou aos profissionais as propostas de melhorias nas condições de trabalho indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS).

Leia mais: Urgente: médicos das UPAs do município de Fortaleza decidem paralisar atividades devido às atuais circunstâncias de trabalho impostas pelas empresas Viva Rio e Instituto IDEAS

A SMS sinalizou a aprovação de um terceiro clínico, se comprometeu em avaliar a implementação de segurança nas unidades, garantiu que serão oportunizados os contratos de trabalhos via PJ individual, e que os médicos terão autonomia para prescrever e solicitar exames sem limitação.

Quanto a alimentação, a SMS disse que a Viva Rio informou que possui contratos em diversas unidades, sem diferenciação de refeições por categorias.  Já o Instituo IDEAS disse que está finalizando seleção de empresa que fornecerá a alimentação, com previsão de início a partir de 1º de abril, mantendo o cartão alimentação até finalização do processo.

As propostas foram aceitas pelos profissionais que deliberaram pela suspensão da paralisação. Contudo, os médicos aprovaram a manutenção do estado de greve, ou seja, permanecerão vigilantes ao cumprimento do que foi acordado pela SMS. Caso as condições permaneçam as mesmas, haverá a realização de uma nova assembleia para deliberar pela paralisação das atividades.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que seguirá vigilante ao cumprimento das propostas feitas pela SMS, bem como ressalta que estará à disposição para prestar todo apoio necessário aos profissionais.