Após constatar necessidade de atenção nas Unidades Básicas de Saúde da Família em Pacajus, Sindicato dos Médicos aciona secretaria de Saúde do município
No distrito de Tucun, o delegado sindical constatou que a unidade está fechada para reforma há um mês

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício para a secretária da Saúde de Pacajus, Wyara Machado, na última quinta-feira (7), relatando a necessidade de atenção nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) no município. Algumas irregularidades foram verificadas durante visita do delegado sindical Dr. Marcel Áureo no início desta semana.

Leia mais: Nova gestão do Sindicato dos Médicos é o tema do 28º episódio do LaudoMed

Na UBSF Dr. Teodorico Menezes Filho, no distrito de Tucun, o delegado constatou que se encontra fechada para reforma há um mês, mas até o momento nenhuma obra foi iniciada. O não funcionamento da unidade está prejudicando a população, que precisa deslocar cerca de quatro quilômetros até o posto de saúde mais próximo.

Já na UBSF Dr. Teodorico Menezes Filho, Dr. Marcel Áureo observou a escassez de insumos essenciais, como papel para impressora e impressos timbrados, incluindo folhas de receituário e atestados.

O Sindicato dos Médicos ressalta que a falta desses materiais compromete significativamente o funcionamento adequado da unidade, prejudicando o atendimento aos pacientes e afetando diretamente a qualidade dos serviços de saúde prestados.

“É importante ressaltar que as consequências dessas situações vão além da simples falta de suprimentos e da indisponibilidade de atendimento médico. A falta de acesso à assistência médica primária pode levar ao aumento das taxas de internações hospitalares, sobrecarregando o sistema de saúde já fragilizado, além de contribuir para o aumento da morbidade e da mortalidade na comunidade”, alerta Dr. Marcel Áureo.

No ofício, além de ressaltar a importância em garantir a reabertura imediata da unidade em Tucun, o Sindicato dos Médicos pede providências urgente para o reabastecimento de insumos e materiais necessários para o pleno funcionamento da UBSF Dr. Teodorico Menezes Filho.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar no que for necessário para a resolução dessas questões.