O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu a informação de que os serviços de atendimentos psiquiátricos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza, prestados pela Cooperativa de Trabalho dos Psiquiatras do Estado do Ceará (COOPEC), poderão ser suspensos a partir deste domingo (25). O motivo é a ausência de pagamento no contrato público nº 02/2023 entre a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e a cooperativa.
Segundo a COOPEC, os serviços são prestados ao município há 11 anos. No entanto, os recursos referentes aos meses de novembro, dezembro e janeiro ainda não foram efetuados, inviabilizando o encaminhamento de cooperados aos CAPS.
A cooperativa também informou que encaminhou reiteradas solicitações a SMS para que o pagamento seja efetuado, inclusive, advertindo sobre a suspensão dos serviços a partir do dia 25 de fevereiro.
Providências
Na última quarta-feira (21), o sindicato encaminhou ofício ao secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo, solicitando que adote as providências necessárias para regularizar a relação contratual, tendo em vista a urgência e necessidade dos atendimentos que não podem ser suspensos.
“Se não for de interesse da SMS em manter o contrato, pedimos que informe formalmente à cooperativa, bem como esclareça como dará continuidade aos serviços, para não deixar a população desamparada”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja resolvida.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará