Médicos da UPA Eusébio estão com salários atrasados novamente; Sindicato oficia secretário de Saúde do município
O atraso é referente ao mês de janeiro, cujo pagamento deveria ter sido efetuado o 5º dia útil de fevereiro

Médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio, via Pessoa Jurídica, estão com os salários atrasados novamente. Há seis meses a situação tem sido recorrente.

Leia mais: Médicos da UPA e do Hospital Amadeu Sá, no Eusébio, estão há dois meses sem receber pagamentos; Sindicato oficia secretário de Saúde do município

Conforme denúncia recebida pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, o atraso é referente ao mês de janeiro, cujo pagamento deveria ter sido efetuado o 5º dia útil de fevereiro. Na última quarta-feira (21), a entidade encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Josete Malheiro, relatando a insatisfação dos profissionais com a contínua falta de pagamento, bem como requerendo a adoção de medidas que visem garantir a regularização dos débitos.

“É importante ressaltar que já abordamos esta questão anteriormente no dia 25 de janeiro, mas não recebemos qualquer retorno ou ação por parte dos gestores para resolver o problema de forma definitiva, causando insatisfação entre os profissionais”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade reitera que, de acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

“Caso não recebamos uma resposta satisfatória e medidas concretas sejam tomadas dentro de um prazo razoável, teremos que buscar outras formas de intervenção e ação para garantir os direitos e a dignidade dos médicos afetados”, completa Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para que a situação seja resolvida de forma célere.