Sindicato dos Médicos participa de reunião com MPCE sobre a precarização das relações de trabalho; MPCE promove audiência pública
Entidade pautou a realidade de precarização do trabalho médico e solicitou apoio do Ministério Público em busca de soluções efetivas

Na última terça-feira (31), o Sindicato dos Médicos, representado pelo Presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, e pela gerente jurídica, Dra. Thaís Timbó, participou de uma reunião no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) com a representante do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSaúde), Dra. Ana Karine, e com o promotor e representante do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), Dr. José Silderlandio, onde foi discutida a precarização do trabalho dos profissionais médicos.

Na reunião, foram levantadas as questões sobre a precarização das relações de trabalho por meio de contratações temporárias, contratos de terceirização ilícita de pessoal, licitações para prestação de serviços com burla ao concurso público, além de contratação de cooperativas de trabalho multiprofissionais, o que vem prejudicando cada vez mais a realidade do trabalho dos profissionais que precisam se submeter a todos os tipos de contrato para atuar.

“O Sindicato dos Médicos tem trabalhado incansavelmente na defesa da categoria para que os profissionais sejam valorizados e o apoio do MPCE é essencial para que possamos ter efetividade em erradicar a precarização do trabalho médico”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, Presidente do Sindicato dos Médicos.

O MPCE, por meio dos Centros de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) e da Saúde (Caosaúde), promove, no dia 29 de novembro, às 13h30, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, uma audiência pública com o tema “precarização das relações de trabalho e concursos públicos”. A audiência é aberta ao público e é voltada para membros e servidores do MP, além de servidores públicos, representantes sindicais e profissionais de saúde (inclusive os contratados através de cooperativas).

A audiência pública ainda tem como objetivo fomentar a realização de concursos públicos para provimento de cargos em órgãos públicos. Representantes de diversas instituições públicas com sede no Ceará deverão estar presentes.

O Sindicato dos Médicos convoca todos os profissionais a participarem da audiência no MPCE diante da relevância da temática abordada. É imprescindível que os médicos estejam presentes para participar da discussão e levantar questões inerentes ao seu trabalho.

Audiência Pública – “Precarização das relações de trabalho e concursos público”
Data: 29 de novembro de 2023
Horário: a partir das 13h30
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Afonso Albuquerque Lima, nº 130, bairro Cambeba, Fortaleza)