Sindicato dos Médicos solicita reunião com Secretaria de Saúde do Crato para discutir a situação precária da USF Conjunto Nossa Senhora de Fátima I e II
Ausência de ventilação, pacientes que aguardam triagem no sol por não ter recepção e problemas estruturais estão entre os problemas

O Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou uma reunião com a secretária de Saúde do Crato, Marina Solano, para tratar acerca das condições precárias da USF Conjunto Nossa Senhora de Fátima I e II. Os detalhes da situação foram repassados à secretária por meio de ofício enviado na última terça-feira (03).

Leia mais: Sindicato solicita esclarecimentos sobre dispensa de médicos contratados das unidades de saúde de Juazeiro do Norte para alocação de profissionais do Programa Mais Médicos

A ausência de ventilação adequada enquanto a região enfrenta altas temperaturas chegando a 42º C, pacientes que aguardam triagem no sol por não ter recepção e problemas estruturais, como falta de sala para vacinação, falta de receituário e poeira estão entre os principais problemas enfrentados pelos profissionais nos últimos tempos.

As dificuldades enfrentadas pelos profissionais foram verificadas in loco pelos representantes do Sindicato dos Médicos durante visita realizada em maio deste ano e encaminhadas para o conhecimento da secretaria no mesmo período, mas nenhuma providência foi tomada até o momento.

A unidade se desdobra em um espaço estruturado como ponto de apoio de aproximadamente 70m², com apenas nove profissionais fixos.

O objetivo da reunião é reforçar as necessidades de reparos na infraestrutura, como também discutir sobre as ações que serão adotadas, incluindo prazos e responsabilidades, definir um plano de ação para mitigar os efeitos negativos das condições atuais de trabalho sobre os profissionais de saúde e os pacientes.

“Também queremos uma avaliação detalhada da situação atual da unidade incluindo a infraestrutura, equipamentos e condições de trabalho dos profissionais de saúde, assim como analisarmos a possibilidade de alocar recursos adicionais para melhorar as condições e oferecer um atendimento de qualidade”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância para que a reunião seja agendada o mais breve possível devido à urgência do assunto.

Foto: Prefeitura do Crato