Sindicato solicita esclarecimentos sobre dispensa de médicos contratados das unidades de saúde de Juazeiro do Norte para alocação de profissionais do Programa Mais Médicos
Entidade aponta que a troca de médicos pode causar interrupções no tratamento de pacientes crônicos e descontinuidade na atenção primária

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com a denúncia de que cerca de 10 médicos que atuam nas unidades de saúde do município de Juazeiro do Norte estariam prestes a serem dispensados para a alocação de profissionais do Programa Mais Médicos. Na última quinta-feira (28), a entidade encaminhou ofício à secretária de Saúde, Francimones Rolim, solicitando esclarecimentos acerca da situação.

Leia mais: Postos de saúde do bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, estão em condições precárias; Sindicato dos Médicos pede providências

O Sindicato dos Médicos reforça que, apesar do inegável papel que o programa desempenha no acesso aos serviços de saúde em áreas carentes, a dispensa dos médicos locais que já estavam servindo à comunidade, representa um verdadeiro retrocesso na assistência à população.

Além disso, a troca abrupta de médicos pode causar interrupções no tratamento de pacientes crônicos, descontinuidade na atenção primária e dificuldades na coordenação do cuidado.

Ainda no ofício, a entidade defende a continuidade dos profissionais já contratados, ressaltando que a decisão não causará impacto financeiro, tendo em vista que as despesas já estavam contempladas no orçamento municipal.

“É importante lembrar que a entrada de novos médicos por meio do Programa Mais Médicos implica custos, amplamente subsidiados pelo Governo Federal, restando para o município apenas um pequeno percentual desses custos. Portanto, manter os médicos locais é não apenas uma medida de sensatez financeira, mas também um gesto de responsabilidade para com a continuidade e a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos à comunidade de Juazeiro”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar e dialogar com a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte na busca de soluções que garantam a qualidade e a continuidade dos serviços de saúde para a população local.

Foto: Reprodução/No Cariri Tem