Sindicato dos Médicos aciona ISGH em busca de soluções para as condições de trabalho precárias na UPA Autran Nunes
Ausência de recursos essenciais para o atendimento de emergências médicas, insegurança e assédio moral são alguns dos problemas

Na última segunda-feira (18), o diretor Dr. Edmar Fernandes e o delegado Dr. Maurício Granja estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Autran Nunes, em Fortaleza, representando o Sindicato dos Médicos do Ceará, para uma visita de vistoria. Na ocasião, algumas demandas foram observadas, como a ausência de recursos essenciais para o atendimento de emergências médicas, insegurança e assédio moral.

Leia mais: Por meio de ofício encaminhado ao Sindicato, Secretaria da Saúde e ISGH esclarecem sobre desfalque da equipe médica na UPA Autran Nunes

As demandas verificadas foram oficializadas ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), por meio de ofício, enviado na última quinta-feira (21), em busca de soluções para melhorar as condições de trabalho.

Os representantes do Sindicato dos Médicos observaram que a unidade está sem medicamentos para emergências cardiológicas e traumas, sem equipamentos de diagnósticos, além da escassez de materiais para procedimentos invasivos e ausência de dreno de tórax.

Assédio moral

Durante a visita, os profissionais também relataram insegurança, principalmente no plantão noturno e casos de assédio moral, com perseguição a alguns médicos por parte de um membro da direção da UPA.

No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que, no ambiente de trabalho, é essencial respeitar as particularidades de cada profissional, o que inclui compreender que diferentes médicos podem ter abordagens distintas para a prestação de cuidados de saúde, horários de trabalho, e outras variáveis que impactam o exercício da profissão.

“Diante dos fatos que apuramos, solicitamos que o ISGH investigue e tome medidas rigorosas para abordar qualquer forma de assédio no local de trabalho, garantindo que todos os funcionários, independentemente do sexo, possam exercer suas funções sem medo de retaliação ou perseguição. Assim como é importante tomar as providências que garantam o abastecimento das medicações e segurança do local”, destaca Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará as providências cabíveis até que todas as demandas sejam atendidas.