Médicos que prestam serviços ao município de Araripe estão enfrentando atrasos em seus salários; Sindicato aciona Secretaria de Saúde para regularizar a situação
A responsabilidade pelo pagamento foi transferida para outra cooperativa e os profissionais não têm acesso a informações

Os médicos que prestam serviços ao município de Araripe buscaram o auxílio do Sindicato os Médicos do Ceará com o objetivo de resolver os constantes atrasos salariais que vêm enfrentando. Segundo os profissionais, os pagamentos de julho ainda não foram efetuados.

Leia mais: Após Prefeitura de Maracanaú encerrar contrato com a COAPH, médicos relatam atrasos salariais; Sindicato cobra resolução célere

Na última sexta-feira (15), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à Secretaria de Saúde Municipal solicitando esclarecimentos acerca dos atrasos, bem como a urgente regularização.

Conforme o contrato vigente, o pagamento dos médicos que atuam na cidade deve ser efetuado em até 10 dias úteis do mês subsequente ao trabalhado. No entanto, tanto os plantonistas do hospital municipal quanto os do Programa de Saúde da Família (PSF) relataram atrasos.

Até o mês de junho, os pagamentos eram intermediados pela Prosaúde – Cooperativa de Trabalho e Serviço de Atendimento. Os médicos foram informados apenas de que a responsabilidade pelo pagamento foi transferida para outra cooperativa, sem esclarecimentos.

“Os médicos não têm acesso a nenhum contrato ou documentação que explique essa mudança, bem como identificação da nova cooperativa. A falta de transparência na comunicação entre a Secretaria de Saúde e os médicos têm sido uma fonte de grande preocupação, causando incerteza nos profissionais”, explica Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, a entidade reitera a necessidade de adoção de medida que visem regularizar os pagamentos dos médicos de acordo com os prazos contratuais, assim como seja fornecida aos médicos uma explicação transparente e completa sobre a mudança na cooperativa responsável pelos pagamentos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as providências cabíveis até que a situação seja resolvida.