Conselho Federal de Medicina atualiza regras para a publicidade médica
O novo texto passa a permitir a divulgação do trabalho dos médicos em suas redes sociais

O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as regras para a publicidade médica. A Resolução nº 2.336/2023 entra em vigor em 180 dias após sua publicação.

Entre as principais mudanças, o novo texto passa a permitir a divulgação do trabalho dos médicos em suas redes sociais. Além disso, vai permitir que o profissional faça publicidade dos equipamentos disponibilizados no seu local de trabalho e use imagens de seus pacientes, ou de banco de fotos, em caráter educativo.

Segundo o texto, as imagens dos pacientes devem obedecer alguns critérios, como: material relacionado à especialidade do médico e foto acompanhada de texto educativo, informando indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

Ainda em relação às imagens, o novo texto estabelece que a imagem não pode ser manipulada ou melhorada e o paciente não pode ser identificado, assim como as demonstrações de antes e depois devem conter indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção.

Com a nova resolução, preços de consultas poderão ser divulgados, bem como a realização de campanhas promocionais e investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico.

Acesse a Resolução CFM nº 2.336/2023 aqui: Resolução CFM-Publicidade Médica

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informações do CFM