23º episódio do LaudoMed debate a realidade dos atendimentos de pessoas vivendo com HIV e AIDS no Ceará
O Ceará possui 35 mil pessoas diagnosticadas com HIV em tratamento, sendo 22 mil em Fortaleza

O coordenador da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV AIDS RNP+Ceará, Vando Oliveira, é o convidado do 23º episódio do LaudoMed, apresentado pelo diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes. Neste episódio, Vando fala sobre a realidade dos atendimentos no Ceará de pessoas vivendo com HIV e AIDS, além de debater sobre o trabalho desenvolvido pela RNP.

A falta de investimento, remanejamento de consultas médicas e políticas públicas estão entre os assuntos discutidos. Segundo Vando, o Ceará possui 35 mil pessoas diagnosticadas com HIV em tratamento, sendo 22 mil em Fortaleza, mas as políticas públicas atuais não são suficientes para atender as necessidades.

Leia mais: Saúde vocal dos professores é tema do 22º episódio do Laudomed

O coordenador da RNP+Ceará também comenta sobre o impacto de três hospitais da Região Norte desativados, do fechamento do Gonzaguinha de Messejana e da incapacidade do Hospital São José (HSJ), referência no tratamento, em receber novos pacientes. “O HSJ, nossa referência, hoje, atende uma média de, pelo menos, 15 mil pessoas com HIV, porém o ambulatório de HIV é o mesmo de 25 anos atrás, com a mesma estrutura física, e estamos falando de uma epidemia que cresce a cada dia. Há três anos, esse hospital não recebe nenhum novo paciente diagnosticado com HIV, ou são encaminhados para o município de Fortaleza ou devolve para o seu município”, explica Vando Oliveira.

Saiba mais sobre a realidade dos atendimentos de pessoas vivendo com HIV no Ceará. Assista o episódio #23 do LaudoMed no canal do Sindicato dos Médicos do Ceará no Youtube ou escute nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Clique aqui.