Sindicato dos Médicos recebe denúncias de condições precárias na UPA do Centro, em Caucaia, e solicita intervenção do CREMEC
A unidade não possui campo estéril, enfrenta escassez de lençóis para pacientes e funcionários, além de ter apenas um banheiro

Apenas um banheiro para atender todos os funcionários, escassez de lençóis para utilização dos pacientes e camas do repouso médico, ausência de campo estéril para a realização de procedimentos que requerem condições de esterilidade e piso em péssimo estado, causando acidentes entre os colaboradores e os pacientes. Este é o estado das condições de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, em Caucaia.

Leia mais: Caucaia: pagamento da contrapartida devida aos médicos participantes dos programas Médicos pelo Brasil e Mais Médico atrasa novamente

As denúncias foram recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, que solicitou, na última segunda-feira (11), intervenção do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC). A entidade também encaminhou oficio ao secretário de Saúde, Zózimo Medeiros, requerendo respostas e soluções eficazes em relação às diversas denúncias relatadas nos últimos anos.

Os problemas estruturais e operacionais põem em risco a saúde e a segurança tanto dos pacientes quanto dos médicos e demais colaboradores. Além de requerer uma fiscalização rigorosa, o Sindicato também solicita a interdição da UPA, caso necessário.

De acordo com as denúncias, há meses os banheiros do repouso médico, da observação pediátrica e da observação adulta estão interditados, restando apenas um para uso de todos. A ausência de lençóis para uso dos pacientes e funcionários também compromete o correto funcionamento da unidade.

Além disso, a ausência de campo estéril coloca em risco a segurança dos pacientes e a integridade dos procedimentos médicos realizados na UPA. Ainda segundo os relatos, a sala de medicação foi interditada devido ao comprometimento do piso.

“Diante da gravidade do que nos foi relatado, solicitamos que o CREMEC conduza uma fiscalização rigorosa na UPA Centro e considere a possível interdição da unidade, se necessário, para garantir a segurança dos pacientes e a dignidade dos profissionais de saúde. Assim como, reiteramos à Secretaria de Saúde que reveja sua postura e adote medidas concretas para corrigir essas deficiências, restaurando a confiança da população e garantindo um ambiente de trabalho seguro e digno”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis até que as providências sejam tomadas.

Foto: Blog do Lauriberto