Hospitais da rede estadual podem ficar sem os serviços de anestesiologia; Sindicato dos Médicos solicita esclarecimentos à SESA sobre edital
COOPANEST alega que edital publicado pelo Governo Estadual oferece valores dos plantões e serviços de sobreaviso inferiores

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi informado pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST), por meio de ofício, que os serviços de anestesiologia nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) serão descontinuados. A COOPANEST alega que o edital do Pregão nº 9822022, publicado pelo Governo do Ceará, oferece valores dos plantões inferiores e serviços de sobreaviso desalinhados com a regulamentação vigente.

Leia mais: Sindicato dos Médicos pede esclarecimentos à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza acerca da suspensão de contrato com a COOPANEST

A descontinuidade dos serviços da COOPANEST na Rede SESA afetará os seguintes hospitais: Hospital Geral Dr. César Cals, Centro de Especialidades Odontológicas, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José, Hospital da Messejana, Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e Central de Regulação do Estado (Corac).

Segundo a COOPANEST, as regras dispostas no edital são inadequadas à boa prestação dos serviços, como os valores dos plantões, congelados desde fevereiro de 2021 e inferiores a contratos de outros entes públicos. Além disso, o item que trata do serviço de sobreaviso vai de encontro ao artigo 2º da Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.834/2008, o qual diz que o médico deve ser remunerado de forma justa.

Na última terça-feira (29), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à secretária da Saúde, Tânia Maria, solicitando esclarecimentos das questões apresentadas pela COOPANEST em relação ao edital. A entidade ressalta que é fundamental que os valores estejam alinhados com a realidade e as demandas atuais, garantindo a justa remuneração dos profissionais e a manutenção de um serviço de qualidade.

“Acreditamos que um diálogo transparente e construtivo entre a Secretaria da Saúde e a COOPANEST pode levar a soluções que beneficiem os profissionais e os pacientes”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e destaca que está à disposição na busca de soluções que garantam a qualidade e continuidade dos serviços de anestesiologia no Estado.

Foto: Reprodução/Governo do Ceará