Sindicato solicita esclarecimentos ao secretário de Saúde de Maracanaú acerca da redução nos valores dos plantões dos médicos da UPA Pajuçara
Os valores sofreram uma redução considerável e têm gerado preocupação nos profissionais

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado pelos médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara, em Maracanaú, com a reclamação de redução nos valores dos plantões. Na última segunda-feira (28), um ofício foi encaminhado ao secretário de Saúde do município, Wagner Sousa, solicitando esclarecimentos sobre a medida, bem como o restabelecimento dos valores anteriores.

Leia mais: https://sindicatodosmedicosdoceara.org.br/2023/07/31/sindicato-dos-medicos-recebe-visita-do-secretario-de-saude-de-maracanau-para-tratar-demandas-da-upa-e-hospital-municipal/Sindicato dos Médicos recebe visita do secretário de Saúde de Maracanaú para tratar demandas da UPA e Hospital Municipal

Segundo os profissionais, os valores praticados anteriormente eram: plantões de segunda-feira a sexta-feira, no período manhã/tarde: R$ 2.555,00; de segunda-feira a quinta-feira, no período noturno: R$ 2.772,00; sexta-feira, período noturno, finais de semana e feriados: R$ 3.336,00; e feriados nobres: R$ 4.160,00.

Agora, com a gestão da Organização Social Instituto de Gestão e Cidadania (IGC), os valores serão: chefe de equipe: R$ 1.700 em dias da semana e R$ 1.850 no final de semana; sub-chefe de equipe: R$ 1.500 em dias da semana e R$ 1.600 no final de semana; e médico pediatra: R$ 1.300 em dias da semana e R$ 1.400 no final de semana.

O Sindicato dos Médicos já havia relatado a situação ao secretário, também por meio de ofício, no dia 12 de junho. “Essas alterações precisam ser analisadas e debatidas, tendo em vista o importante papel que os médicos desempenham no atendimento de urgências e emergências, contribuindo diretamente para a qualidade e efetividade dos serviços de saúde no município”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A UPA Pajuçara tem capacidade para atender 500 pessoas por dia e conta com uma equipe formada por nove médicos, sendo cinco durante o dia e quatro à noite. A entidade reitera que os profissionais que atuam nas UPA enfrentam inúmeros desafios diários, como pressão, estresse emocional, desgaste e jornada de trabalho extenuante, sendo, portanto, de extrema importância a valorização da classe médica.

Além de solicitar esclarecimentos sobre o que motivou a redução nos valores, o Sindicato dos Médicos reforça a necessidade da adoção de medidas que visem garantir o restabelecimento dos valores como praticados anteriormente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que está à disposição da gestão para dialogar e buscar soluções conjuntas que visem a valorização dos profissionais da saúde.

Foto: Prefeitura de Maracanaú