Sindicato encaminha ofício à Secretária de Saúde de Redenção solicitando reavaliação criteriosa sobre o encerramento de contratos de médicos
Entidade sugere que a prefeitura considere a possibilidade dos médicos dos programas como forma de ampliar a equipe atual

Após o recebimento de informações de que a Prefeitura de Redenção estaria encerrando os contratos de médicos do município para substituir pelos profissionais dos programas Médicos pelo Brasil e Mais Médicos, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à secretária da Saúde, Emmanuella Carvalho, solicitando uma reavaliação criteriosa da situação. O ofício foi enviado na última segunda-feira (21).

No documento, o Sindicato ressalta que, apesar de inegável a importância dos programas mencionados, é essencial que tais ações sejam implementadas de forma a complementar e aprimorar os serviços já existentes, em vez de suprimi-los de maneira abrupta e prejudicial à qualidade do atendimento à população.

“Nosso principal preocupação é o encerramento abrupto dos contratos dos médicos municipais, isso pode resultar em lacunas de assistência médica, afetando diretamente a população que depende desses serviços”, ressalta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade ressalta que a substituição dos médicos contratados pelos dos programas pode ocasionar diversos problemas, entre eles: a descontinuidade nos cuidados médicos, sendo prejudicial para pacientes com tratamentos em andamento e para a população em geral; a adaptação cultural e comunitária, que impede uma compreensão mais profunda das necessidades e características da comunidade, facilitando uma abordagem de saúde mais personalizada e eficaz; a ausência de conhecimento aprofundado das condições de saúde específicas da região; e o desligamento em massa de médicos municipais.

O Sindicato dos Médicos sugere, portanto, que a prefeitura considere a possibilidade dos médicos dos programas como forma de ampliar a equipe atual, sem encerrar completamente os contratos vigentes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição da gestão municipal para discutir o assunto com mais detalhes, visando uma solução que beneficie tanto a população quanto os profissionais da área médica.