Em Juazeiro do Norte, o assistente jurídico do Sindicato dos Médicos do Ceará, Leonardo Tavares, representando a entidade, visitou o Posto de Saúde no bairro Pio XII e verificou que as obras no local ainda não foram iniciadas e o fechamento tem provocado superlotação no Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME). A unidade, que abrigava dois PSF (18 e 24), está fechada para reforma desde março deste ano.
Segundo informações dos moradores, até o momento, não houve nenhuma movimentação para a restauração da unidade. Na última segunda-feira (07), o representante do Sindicato dos Médicos foi pessoalmente à Secretaria de Saúde do município entregar ofício solicitando celeridade na condução da situação.
No ofício, a entidade relata a preocupação e insegurança dos moradores com o abandono do equipamento, principalmente à noite, ressaltando a ausência de sinalização de que a unidade encontra-se em obra, sem indicação de remanejamento dos atendimentos e em estado de abandono.
Todos os atendimentos e profissionais da saúde que trabalhavam no posto de saúde 18 e 24 foram incorporados pelo SAME. Durante visita ao local, Leonardo Tavares constatou superlotação e longa espera dos pacientes.
“Essa situação tem gerado grandes transtornos aos moradores da região que necessitam de consultas ou acompanhamento médico, pois a informação que temos é de que os pacientes precisam dormir do lado de fora para que possam conseguir uma consulta no SAME, o que é totalmente inadmissível”, relata Leonardo Tavares.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que as autoridades competentes adotem todas as providências necessárias para garantir o bom atendimento à população e condições de trabalho dignas aos profissionais.
Galeria de fotos
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará