Em julho, 17 municípios cearenses encerraram o mês em débito com os salários dos médicos, aponta Devedômetro

Segundo o Devedômetro, levantamento realizado, mensalmente, pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em julho, 17 municípios cearenses encerraram o mês em débito com os salários dos médicos. São eles: Acarape, Aracati, Aracoiaba, Alto Santo, Baturité, Catunda, Chaval, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Mulungu, Icó, Itapipoca, Ipueiras, Pacajus e Pires Ferreira.

Leia mais: Devedômetro contabiliza 17 municípios cearenses em débito com o salário dos médicos no mês de junho

A lista foi divulgada nesta quinta-feira (03) pela entidade e permanece a mesma do mês anterior. Conforme explica a gerente jurídica Dra. Thaís Timbó, o levantamento não apresentou alteração, pois não houve avanços nas negociações com os municípios.

“Importante lembrar que os municípios que estão no Devedômetro são os que possuem ação judicial, quando não conseguimos resolver os atrasos de forma administrativa, com exceção de Fortaleza que foi incluído em abril devido aos reiterados atrasos em diversas unidades de saúde”, explica Dra. Thaís Timbó.

Como acionar o Devedômetro

O Sindicato dos Médicos reitera a orientação para que os profissionais passem a documentar os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, deve-se procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.

O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. A divulgação refere-se sempre aos débitos do mês anterior.

Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar tais fatos, imediatamente, ao Sindicato dos Médicos.

O Devedômetro é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará desde janeiro de 2017 para divulgar as cidades que não honram com os pagamentos dos profissionais. A lista já chegou a contabilizar 31.