Diretor do Sindicato dos Médicos participará de audiência com ministro do Trabalho e Emprego para discutir assuntos de interesse da categoria
O objetivo é debater temas relacionados aos vínculos empregatícios e plano de carreiras para médicos no SUS

O diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará e secretário de comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB), Dr. Edmar Fernandes, participará de uma audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na segunda-feira (31), em São Paulo, para tratar de diversos assuntos de interesse da categoria. A audiência foi solicitada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Grande ABC (SINDMED-ABC) e secretário-geral da FMB, Dr. José Roberto Cardoso Murisset.

Leia mais: Debates sobre mercado de trabalho e sistema de saúde suplementar marcam segundo dia do Encontro Nacional das Entidades Médicas

“O Sindicato irá representando os médicos cearenses na discussão de temas relacionados aos vínculos empregatícios da categoria, assim como plano de carreiras para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de traçarmos estratégias para combater a precarização dos vínculos atualmente e garantir carreiras mais atrativas e seguras aos nossos médicos”, ressalta Dr. Edmar Fernandes.

Em relação aos vínculos empregatícios, os representantes das entidades médicas pretendem discutir sobre o combate à precarização devido a crescente terceirização dos serviços; desenvolver estratégias que garantam maior segurança jurídica para os médicos Pessoa Jurídica (PJ); e debater o PL n.2621/2022 formulado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) que busca rever a relação contratual entre médicos e tomadores de serviço cujos contratos são estabelecidos por PJ.

Entre as pautas relacionadas ao Plano de Carreira para Médicos no SUS, o objetivo é que pequenos e médios municípios possam oferecer carreiras atrativas e fixar profissionais qualificados por meio de uma previsão orçamentária clara, com admissão por concurso público, valorização de formação continuada e estímulo para áreas de difícil provimento.

Também irão discutir sobre o combate à alta rotatividade de profissionais por meio de incentivo diferenciado ao ente federado que desenvolve políticas de valorização de carreira, capacitação e permanência dos seus servidores, além da proposta de salário mínimo profissional remuneratório médico (piso) considerando as particularidades regionais e desafios enfrentados em cada espaço de trabalho.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e pela valorização e garantia de melhores condições de trabalho para a categoria médica cearense.