Sindicato solicita intervenção do Ministério Público para solucionar ausência de pagamento dos médicos do município de Horizonte
Profissionais ainda não receberam os vencimentos do mês de fevereiro e audiência de conciliação já foi remarcada várias vezes

Os médicos que atuam no município de Horizonte, por meio de contrato com a Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM), ainda não receberam o pagamento dos serviços prestados em fevereiro deste ano. Na última terça-feira (18), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça da Comarca de Horizonte solicitando intervenção para a regularização dos débitos.

Leia mais: Médicos do município de Horizonte vão paralisar atividades por falta de pagamento; Sindicato notifica prefeitura e Secretaria de Saúde

O Sindicato dos Médicos destaca que acompanha de perto a situação, sendo terceiro interessado na ação de n° 3000228-12.2023.8.06.0086, que foi ajuizada pelo município requerendo que a Fundação apresente justificativa dos valores a serem repassados. No entanto, o processo tem se estendido além do desejado devido a uma série de remarcações da audiência de conciliação, com nova data apenas para 18 de agosto.

Além disso, após a última audiência, o advogado e o interventor da FLBM informaram que não há possibilidade de realizar o pagamento aos médicos por conta da ausência de repasse pelo município.

“Diante desse cenário, os médicos envolvidos nessa questão ficam desamparados novamente e sem perspectivas de resolução imediata, por isso pedimos a intervenção do Ministério Público. Ressaltamos que o pagamento dos médicos não deve ser prejudicado em decorrência de questões burocráticas entre o município e a Fundação”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Ainda no ofício, o Sindicato alerta que, diante do iminente risco de prolongamento no pagamento e da falta de solução para o impasse, pode haver a possibilidade de um movimento paredista por parte dos médicos afetados, o que poderia impactar diretamente o atendimento à população de Horizonte e causar sérios prejuízos à saúde pública.

“A população de Horizonte merece atendimento médico de qualidade, e os profissionais que se dedicam a prestar esses serviços merecem receber pelo seu trabalho de forma digna e pontual”, complementa Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição do Ministério Público para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.