Em relação à ausência de ponto de oxigênio no Hospital Infantil Albert Sabin, SESA diz que novos leitos estão equipados adequadamente
Em abril, o Sindicato dos Médicos enviou ofício para a SESA e direção do hospital solicitando medidas urgentes para a situação

Nesta segunda-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu ofício da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) em resposta à ausência de ponto de oxigênio no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Segundo a secretaria, os novos leitos do serviço de emergência, inaugurados no dia 18 de maio, estão todos equipados com ponto de oxigênio.

Leia mais: Sindicato dos Médicos denuncia falta de oxigênio e superlotação no Hospital Infantil Albert Sabin

No dia 25 de abril, o Sindicato enviou ofício para a SESA e direção do hospital solicitando medidas urgentes para a situação. A solicitação ocorreu logo após a entidade receber a informação de que em apenas um dia, por duas vezes, foi necessário realizar o procedimento de ambuzar pacientes por mais de uma hora.

A SESA também destacou que oito novos médicos pediatras intensivistas, aprovados no concurso da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), foram alocados no HIAS no dia 07 de junho.

Além disso, a secretaria acrescentou que adotou uma série de medidas para aumentar a oferta de leitos pediátricos na rede e diminuir o tempo de espera para transferência, entre elas a contratualização de mais 40 leitos de retaguarda no SOPAI; pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, na qual foram contratualizados mais 10 leitos de UTI pediátrica para a rede municipal e estadual; e mais seis leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que se manterá atento às demandas pediátricas, tomando todas as medidas necessárias para garantir condições dignas de trabalho e de atendimento.

Foto: Reprodução/ Casa Civil