Delegação do Sindicato dos Médicos do Ceará participa do XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas em Brasília
Primeiro dia do evento debateu sobre os eixos da formação médica e sistema de saúde

Entidades médicas de todo o Brasil, entre elas o Sindicato dos Médicos do Ceará, estão participando do XIV Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), que acontece nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), em Brasília, na Associação Médica de Brasília (AMBr). O evento reúne mais de 300 representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Médica Brasileira (FMB) e Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).

Leia mais: II Encontro de Comunicação: sindicatos médicos da base da FMB confirmam pautas para o Enem 2023

A abertura do XIV ENEM contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou a importância dos debates para a defesa da saúde e destacou as ações da pasta pela valorização da profissão médica e atendimento à população. “O Ministério da Saúde trabalhará pela valorização da profissão médica, pela defesa do exercício com dignidade do profissional, na qualidade do atendimento à população, que é o objetivo maior de toda a nossa atuação. Também estaremos trabalhando na valorização do SUS, valorização essa que não pode prescindir da atuação qualificada dos médicos, seja na Atenção Primária, seja na atenção especializada”, ressaltou.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do CFM, José Hiran Gallo; o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes; o presidente da FMB, Tadeu Calheiros; e o presidente da Fenam, Marcos Gutemberg.

A delegação do Sindicato dos Médicos está sendo representada pelo presidente, Dr. Leonardo Alcântara, e os diretores Dr. Edmar Fernandes, Dr. Maximiano Ventura, Dr. José Mesquita e Dra. Mônica Pinto. “Nós, do Sindicato dos Médicos, trouxemos nossa delegação para que possamos tratar de grandes temas da medicina e buscar soluções aos mesmos. Estamos  muito bem representados, já formamos nossas propostas e, ao longo desses dois dias, vamos fazer o debate e votar nas melhores soluções”, enfatizou Dr. Leonardo Alcântara.

Dr. Edmar Fernandes ressaltou os assuntos abordados neste primeiro dia.  “Estão sendo tratados assuntos de interesses tanto da categoria médica, como da saúde da população em geral. Hoje, vamos abordar temas como a  formação médica, acreditação das escolas médicas e Revalida”, frisou.

O presidente do CFM, José Hiran Gallo, salientou a presença da delegação cearense no XIV ENEM. “Quero agradecer a presença de todos os sindicatos, em especial o do Ceará, quero parabenizar o seu presidente e toda a diretoria na importância dessas decisões que vão enaltecer a medicina, dando uma atenção melhor ao povo brasileiro”, disse.

O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, também falou sobre a expectativa da 14ª edição do ENEM após cinco anos. “A expectativa é muito boa, estamos reunidos com representantes do Brasil inteiro, da esfera sindical, da esfera conselhal, associativa e autoridades sanitárias. Vamos discutir temas como a formação médica, a assistência, melhor condição de trabalho, mantendo a defesa intransigente dos médicos brasileiros”, avaliou.

Aprovações

Neste primeiro dia, as entidades médicas já aprovaram pautas importantes para a categoria no eixo 01 sobre formação médica, entre elas: a abertura de vagas nos cursos de Medicina correspondente com o total de vagas nos Programas de Residência Médica (PRM), exigência do Revalida para a atuação de médicos formados no exterior, organização da preceptoria por meio de regras que assegurem condições de trabalho e remuneração justa.

Já no eixo 02, sobre sistema de saúde, os temas discutidos são carreira médica (médicos no Serviço Público, Mais Médicos e Médicos Pelo Brasil), modelos de Gestão de Sistemas de Saúde e financiamento.

Após o evento, as propostas aprovadas serão encaminhadas às autoridades sanitárias por meio de um relatório para a formulação de inciativas de defesa da saúde e da medicina.