Médicos da Atenção Primária de Fortaleza deliberam paralisação nos dias 04 e 05 de julho, caso reivindicação sobre a jornada de trabalho não seja atendida

Durante assembleia realizada na última segunda-feira (26), na sede do Sindicato dos Médicos do Ceará, os médicos da Atenção Primária de Fortaleza deliberaram pela paralisação das atividades nos dias 04 e 05 de julho, caso reivindicação acerca da jornada de trabalho de 32 horas não seja atendida até a segunda-feira (03). Os profissionais reivindicam a inclusão de uma previsão específica nas normativas vigentes do Programa Saúde da Família do município de Fortaleza.

Leia mais: Servidores municipais da Atenção Básica de Fortaleza deliberam pela continuidade da negociação com o GT; sindicatos irão inserir propostas no manual

Nesta terça-feira (27), o Sindicato dos encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo, solicitando a realização de demandas não assistenciais médicas de forma assíncrona – revisão de condutas terapêuticas ou diagnósticas sem a presença do paciente, encaminhamentos, laudos médicos e regulação de pacientes.

A solicitação permite que os médicos possam usufruir integralmente das quatro horas referentes às atividades especiais de educação permanente, sendo exercidas dentro de suas jornadas de trabalho de 32 horas semanais.

A categoria também reivindica a necessidade de garantir segurança, condições de trabalho e medicamentos nos postos de saúde. Além disso, reitera o pedido para que seja analisado o reajuste na tabela vencimental e nas gratificações, bem como reforça a solicitação pelo início das discussões acerca do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), já encaminhado pessoalmente à então secretária de Saúde do município, Dra. Ana Estela, no dia 1º de abril de 2022.

“A atualização dos vencimentos e gratificações é essencial para corrigir as defasagens salariais acumuladas ao longo do tempo, garantindo a justa valorização dos profissionais da área da saúde. Diante desse cenário, aproveitamos para reforçar a importância de se iniciar a discussão acerca da proposta do PCCS, possibilitando um espaço de negociação e deliberando sobre as medidas necessárias para sua implementação efetiva, com a devida consideração aos interesses e às necessidades dos médicos”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que, caso a reivindicação acerca das 32 horas não seja atendida até o dia 03 de julho, os médicos da Atenção Primária de Fortaleza realizarão uma paralisação nos dias 04 e 05 de julho, como forma de manifestação pela importância dessas demandas.