Médicos que atuam no SAMU Fortaleza, por meio da COAPH, estão novamente com seus pagamentos atrasados; Sindicato cobra regularização célere

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi provocado pelos médicos que atuam no SAMU Fortaleza, por meio da Cooperativa de Atendimento Pré & Hospitalar (COAPH), após mais um atraso em seus pagamentos. Segundo os profissionais, os honorários do mês de março ainda não foram efetuados.

Leia mais: Salários dos médicos que atuam no Samu Fortaleza e Frotinha da Parangaba, por meio da COAPH, estão atrasados há três meses; Sindicato solicita regularização urgente

A informação é de que, mesmo após diversas tentativas de resolver a questão junto à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), bem como junto à Cooperativa, não houve disposição por parte das mesmas em apresentar uma solução definitiva. Os profissionais relataram que os atrasos são recorrentes, o que tem provocado o desinteresse em continuar prestando seus serviços no SAMU.

Na última sexta-feira (02), o Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo, solicitando uma previsão de quando a situação será regularizada e que sejam adotadas medidas para uma resolução célere dos pagamentos.

“Os profissionais informaram que, em contato com os gestores do SAMU Fortaleza, os mesmos respondem apenas com as descrições de fluxos burocráticos, sem apresentar qualquer perspectiva de pagamento. Por isso, inicialmente, buscamos uma justificativa para o atraso, e que seja apresentada uma solução para que esta situação não volte a se repetir”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

A entidade esclarece que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.

Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomara todas as providências necessárias para garantir a regularização dos pagamentos dos profissionais que atuam no SAMU Fortaleza.

Foto: Prefeitura de Fortaleza