Sindicato dos Médicos cobra medidas imediatas para provimento de equipamentos e materiais vitais na pediatria do Hospital Municipal de Maracanaú
Relatos apontam ausência de régua de O2, bomba de infusão e máscara laríngea pediátrica

Na última quinta-feira (25), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Maracanaú, Wagner Sousa, cobrando esclarecimentos e medidas urgentes sobre a situação precária em que encontra-se a pediatria do Hospital Municipal João Elísio de Holanda. O ofício também foi enviado para a direção do hospital.

Leia mais: Médicos do Hospital Municipal de Maracanaú estão com os salários de março atrasados; Sindicato aciona secretário de Saúde

De acordo com informações recebidas pelo Sindicato dos Médicos, a pediatria da unidade está em estado crítico, sem a disponibilização de instrumentos vitais, como a régua de O2, a bomba de infusão e a máscara laríngea pediátrica, os quais são imprescindíveis para o adequado atendimento emergencial às crianças.

Ainda segundo os relatos, na última checagem só foram constatadas as presenças de tubos endotraqueais sem Cuff de 3 e 3,5, sendo necessários outros tamanhos que atendam a todos os perfis infantis.

“É inadmissível uma emergência pediátrica sem a disponibilidade da máscara laríngea específica para esse público, já que trata-se de um dispositivo que desempenha um papel crucial na garantia de uma via aérea segura durante procedimentos de intubação. Assim como, a ausência de uma bomba de infusão e régua de 02 também configuram em gravidade”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que o município adote medidas imediatas para solucionar os problemas apontados, garantindo condições de atendimento dignas para o tratamento das crianças.

Foto: Prefeitura de Maracanaú