Médicos do Hospital Infantil SOPAI estão com os salários do mês de março atrasados; Sindicato solicita previsão de pagamento
Segundo os profissionais, as notas fiscais deveriam ter sido pagas até o dia 20 de abril, mas ainda não foram executadas

Os médicos que atuam no Hospital Infantil SOPAI, em Fortaleza, como pessoas jurídicas, estão com os salários do mês de março atrasados. De acordo com denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, as notas fiscais deveriam ter sido pagas até o dia 20 de abril, mas ainda não foram executadas.

Leia mais: Em resposta sobre o atraso salarial dos médicos do SOPAI, Secretaria de Saúde de Fortaleza informa que concluiu repasse de dezembro e está analisando janeiro

Ainda segundo os profissionais, ao entrarem em contato para saber o motivo do atraso, foram informados de que a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) não teria repassado as verbas. No dia 02 de maio, o Sindicato encaminhou ofício à SMS solicitando uma previsão de quando a situação será regularizada e que seja apresentada uma resolução célere.

O Sindicato dos Médicos ressalta que a falta de previsibilidade dos pagamentos, além de prejudicar a organização financeira dos profissionais, reflete diretamente no desinteresse da categoria em continuar no vínculo, causando transtornos na saúde pública.

A entidade também esclarece que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada o mais rápido possível.

Foto: Júlio César/DN