“Oftalmologia cearense em risco”; novo episódio do LaudoMed aponta os perigos da possibilidade dos serviços de optometria na saúde pública
Convidados falam sobre o projeto de indicação que prevê a inclusão da atividade de optometria na saúde do Ceará

Já está no ar o episódio #20 do LaudoMed, podcast do Sindicato dos Médicos do Ceará, com o tema “Oftalmologia cearense em risco”. Nesta edição, o diretor Dr. Edmar Fernandes recebe a médica oftalmologista e presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Dra. Juliana de Lucena, e o advogado Dr. Mário Bessa, para explicar os riscos acerca do projeto de indicação do deputado estadual, Sargento Reginauro, o qual prevê a inclusão da atividade de optometria na saúde pública do Estado do Ceará.

Leia mais: Novo episódio do LaudoMed traz o tema “Ortopedia e Traumatologia: a realidade dos atendimentos e fila de espera de cirurgias no Ceará”

No episódio, os convidados também falam sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que define como atividades exclusivas dos médicos, a realização do diagnóstico nosológico e a prescrição de lentes de graus aos pacientes, além de detalhar as diferenças dos serviços de oftalmologia e optometria.

De acordo com a Dra. Juliana de Lucena, o optometrista, diferente do oftalmologista, é um técnico que entende física óptica e de adaptação de armação no rosto, portanto, não há necessidade de ter optometrista no posto de saúde. “Quando extrapola essa ação, começa a ferir e causar danos à visão do paciente”, afirma.

“A gente pega casos de pacientes quase cegos por causa de acompanhamentos feitos por optometristas. Como professora, eu ensino os médicos para que eles tenham noção dentro dos postos de saúde de como triar, de como diagnosticar as principais doenças que acometem a população do ponto de vista de olho”, complementa a presidente da SCO.

Assista o episódio #20 do LaudoMed no canal do Sindicato dos Médicos do Ceará no Youtube ou escute nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Clique aqui.