Sindicato denuncia desfalque na equipe médica e superlotação da UPA de Russas
A Unidade de Pronto Atendimento chegou a registrar 300 atendimentos para apenas dois médicos plantonistas

Na última quarta-feira (12), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Russas denunciando o desfalque da equipe médica em algumas escalas e superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Russas. O ofício também foi encaminhado para o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC), responsável pela gestão da unidade.

Segundo as denúncias que chegaram ao Sindicato, o quadro reduzido de profissionais está gerando uma sobrecarga da equipe em atividade e, quando somado à alta demanda, que chegou a dobrar nos últimos meses, ocasiona também um extenso tempo de espera para os pacientes, deixando a assistência prejudicada.

A entidade também tomou conhecimento que, recentemente, a UPA chegou a registrar 300 atendimentos para apenas dois médicos plantonistas.

“A Secretaria da Saúde e o IGC precisam adotar medidas urgentes para regularizar os atendimentos na UPA de Russas, sendo fundamental garantir o quadro funcional de médicos suficiente para atender o período de alta demanda”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada.

Foto: Prefeitura de Russas

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma