Sindicato dos Médicos denuncia desfalque na equipe médica e superlotação na UPA Autran Nunes
Entidade acionou a Sesa e o ISGH, sugerindo o aumento no quadro de profissionais e adequação das escalas dos plantonistas

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi provocado com a denúncia de desfalque da equipe médica na UPA Autran Nunes, em Fortaleza. Conforme informado pelos médicos plantonistas, devido à alta demanda e insuficiência de profissionais, a unidade está superlotada.

Leia mais: Sindicato dos Médicos encaminha ofício ao ISGH solicitando o pagamento correto dos dias trabalhados em feriados

Ainda de acordo com as denúncias, no dia 02 de abril, a UPA estava com mais de 38 pacientes internados e mais de 70% deles estavam na unidade há mais de 24 horas. Além disso, 16 dos pacientes estavam em observação breve, alguns em cadeiras de plástico na sala de medicação.

“O quadro reduzido de profissionais gera uma sobrecarga da equipe em atividade e, quando somado à alta demanda, ocasiona também um extenso tempo de espera para os pacientes”, ressalta o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

Na última segunda-feira (10), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), bem como ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela gestão da UPA, solicitando que adotem as medidas necessárias para regularizar a situação urgentemente. Além disso, a entidade sugeriu o aumento no quadro de profissionais e adequação das escalas dos plantonistas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as providências cabíveis até que as demandas sejam atendidas.

Foto: Reprodução/ISGH