Sindicato cobra regularização de pagamentos dos médicos que atuam no Hospital São José por meio da CEMERGE; quase dois meses de atraso

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com mais uma denúncia de atraso salarial no Hospital São José, em Fortaleza. Desta vez, dos médicos que atuam por meio da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará (CEMERGE).

Leia mais: Médicos que atuam no Hospital São José, por meio da COOPCLINIC, estão com salários atrasados há três meses; Sindicato cobra regularização

Segundo os profissionais, os pagamentos estão atrasados há quase dois meses. Na última terça-feira (04), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à cooperativa e à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), cobrando a regularização dos salários o mais rápido possível.

“Inicialmente, buscamos esclarecimentos que justifiquem este atraso nos pagamentos há mais de um mês, bem como solicitamos uma resolução rápida, pois esta situação pode provocar prejuízos aos atendimentos à população”, afirma o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará chama atenção para os constantes atrasos de salários, que vem ocorrendo não apenas em Fortaleza, como em todo o Estado. A entidade reitera que tem adotado todas as medidas cabíveis para garantir uma resolução célere e definitiva junto aos gestores municipais, e ressalta que a falta de previsibilidade dos pagamentos, além de prejudicar a organização financeira dos profissionais, reflete diretamente no desinteresse da categoria em continuar no vínculo, causando transtornos na saúde pública.

A entidade também esclarece que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e continuará tomando todas as providências necessárias para resolver os problemas pelos quais os profissionais vêm enfrentando.

Atualização

Em setembro, o Sindicato dos Médios do Ceará recebeu resposta da SESA acerca da situação do atraso salarial dos médicos do Hospital São José (HSJ). Conforme esclarecimentos, o atraso ocorreu por cobrança indevida da cooperativa, sendo necessária a correção dos valores, devolução dos processos e, consequentemente, um novo trâmite na cooperativa e no hospital. Contudo, os pagamentos foram realizados à época.

Foto: G1/VSM