Em ofício encaminhado à Secretaria de Saúde de Sobral, Sindicato solicita aumento de médicos, reforço de segurança e atendimento psiquiátrico na UPA
Mesmo sem especialistas e estrutura adequada, UPA de Sobral é constantemente procurada para internações psiquiátricas

O Sindicato dos Médicos do Ceará acionou a Secretaria de Saúde de Sobral, expondo preocupação com as diversas demandas relatadas pelos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, entre elas: a necessidade de aumentar o número de médicos plantonistas, reforço na segurança e uma solução para os atendimentos psiquiátricos. A entidade encaminhou ofício na última terça-feira (28).

Leia mais: Médicos contratados da UPA de Sobral decidem paralisar atividades se não houver regularização dos salários atrasados

Segundo os relatos, devido ao período sazonal, a demanda de atendimento está bastante elevada e há somente dois médicos disponíveis em plantão. Além da sobrecarga da equipe, a situação está ocasionando filas de espera de mais de 5 horas, bem como ameaças e invasão aos consultórios. Considerando a agressividade dos pacientes, os profissionais pedem reforço de segurança no local.

A terceira demanda diz respeito aos casos psiquiátricos e internações desses pacientes. Apesar de não contar com médicos especialistas em psiquiatria, a UPA de Sobral é constantemente procurada para atendimentos desta natureza, e pacientes permanecem internados por vários dias, mesmo sem estrutura. Em relação a esta demanda, o Sindicato dos Médicos sugere a inclusão de um médico psiquiatra para atendimento de livre demanda na UPA e encaminhamento desses pacientes, sempre que possível, ao Hospital Dr.  Estevam.

“A cidade de Sobral possui equipamento próprio para internações psiquiátricas, que é o Hospital Dr. Estevam, de modo que as internações dessa natureza podem ser feitas em local com estrutura adequada, tanto de profissionais especializados quanto disponibilidade de medicamentos específicos. Essa situação requer às autoridades competentes que busquem uma solução para regularizar os atendimentos psiquiátricos na UPA de Sobral”, explica Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará todas as medidas cabíveis para garantir que as demandas sejam atendidas.

Foto: Reprodução/Repórter Ceará

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará  

 

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!