Acesso à saúde: 26% dos municípios cearenses dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS)
Mais de 700 mil cearenses não contam com serviços de atendimento médico fora da rede pública

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, baseado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), aponta que dos 184 municípios do Ceará, 48 não oferecem serviços particulares de saúde, o que significa que 26% dos municípios dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso demonstra que para mais de 700 mil cearenses o único acesso à saúde é por meio do SUS.

Segundo a pesquisa, 42% dos municípios da Região Nordeste não possuem serviços médicos privados e dependem exclusivamente do SUS, um total de 810. Já no Brasil, 34% dos municípios não contam com atendimentos médicos fora da rede pública, totalizando 1.915.

A região Nordeste é a que mais depende do SUS. Cerca de 8,9 milhões de pessoas residem em municípios onde não há nenhuma oferta de serviço médico privado, o que corresponde a 56% da população que depende do SUS. Em seguida, ainda em termos de população, as regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

“Esses dados demonstram que temos que fortalecer ainda mais a regionalização da saúde, para que os serviços médicos cheguem com mais qualidade e eficiência às cidades menores e mais distantes, como também precisamos de condições de trabalho dignas e valorização profissional dos nossos médicos”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que segue trabalhando para garantir acesso à saúde de qualidade para a população, assim como condições de trabalho dignas aos profissionais.