Durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na última sexta-feira (17), os médicos da atenção básica do município de Caucaia decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades. Segundo os profissionais, a parcela do pagamento do mês de janeiro está em atraso e ainda não há previsão para o recebimento do salário de fevereiro. Nesta segunda-feira (20), o Sindicato encaminhou a comunicação à Secretaria Municipal de Saúde. Caso não ocorra a regularização dos pagamentos, a paralisação terá início na quinta-feira (23), 72 horas após o comunicado.
Ainda na assembleia, os médicos informaram que os pagamentos foram estipulados para ocorrer entre os dias 10 e 15 de cada mês, o que não vem sendo cumprido, e que receberam a justificativa de que o problema é devido à troca de cooperativas. Também denunciaram que não houve o repasse do INSS dos últimos dois meses.
Além dos problemas de atraso de pagamento, os médicos citaram a falta de insumos básicos nas unidades de saúde do município. A assembleia foi presidida pela gerente jurídica do Sindicato dos Médicos, Dra. Thaís Timbó, que realizou a votação, fez os esclarecimentos devidos e ressaltou que a paralisação irá ocorrer somente se em 72 horas da comunicação não houver a regularização dos valores.
“Reiteramos que tentamos diálogo com o município para resolver esta situação, mas, infelizmente, não tivemos retorno. Entendemos ser necessário que o município faça esses pagamentos em dia para que os profissionais continuem prestando seus serviços à população”, afirma Dra. Thaís Timbó.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que segue trabalhando em busca de uma solução definitiva aos problemas que envolvem os profissionais de Caucaia.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará