Sindicatos médicos do Brasil apresentam estratégias de comunicação na 2ª edição do ECOM da FMB
Encontro ocorre em Fortaleza, no Seara Praia Hotel, de 09 a 11 de março

Médicos, jornalistas e representantes dos principais sindicatos médicos do Brasil reuniram-se, nesta quinta-feira (09), em Fortaleza, no Seara Praia Hotel, para compartilhar as principais estratégias de comunicação das entidades no II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB). Esta edição é uma realização da FMB e do Sindicato dos Médicos do Ceará, e traz o tema “Como se comunicar melhor com os médicos?” e a preparação para o Encontro Nacional das Entidades Médicas 2023 (ENEM).

O evento, que encerra nesta sexta-feira (10), contou com a presença de representantes dos sindicatos médicos de Minas Gerais, Acre, Tocantins, Campinas, Mato Grosso, Pará, Alagoas, Amazonas, Grande ABC, Pernambuco, Rondônia, Anápolis, Paraíba, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Durante abertura, o presidente da FMB, Dr. Tadeu Calheiros, ressaltou as expectativas da entidade para o evento. “Estamos em Fortaleza, realizando o II Encontro de Comunicação da FMB, um evento que congrega sindicatos médicos de todo o Brasil, onde vamos poder trocar experiências, avançar com a comunicação, trazer uma maior interação entre as entidades médicas e o médico que está atuando lá na ponta, para trazer modificações verdadeiras para quem está na prática médica”, disse.

Em seguida, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, cumprimentou os presentes e destacou a satisfação da entidade em realizar e sediar o encontro.  “A gente tem dois objetivos nesse evento, o primeiro objetivo é confraternizar, estreitar laços, e a gente entende que o estreitamento desses laços vai trazer ainda mais resultados mais positivos. Em segundo lugar, um evento de aprendizagem também. Só o fato de participarmos desses eventos, conhecemos pessoas, sabemos o que eles estão fazendo, o que estão fazendo de melhor, porque o legal é encontrar formas diferentes de fazer o que estamos fazendo”, destacou.

Logo após, Dr. Edmar Fernandes, secretário de Comunicação da FMB e diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato dos Médicos do Ceará, deu as boas-vindas aos participantes. “O objetivo desse evento é responder essa pergunta: como se comunicar melhor com os médicos? O que adianta estarmos fazendo um trabalho fantástico, com ações nas ruas, com o nosso jurídico, se não conseguimos nos comunicar com os médicos? A ideia é apontar caminhos de como vamos conseguir chegar até os médicos”, ressaltou.

“Criative-se: as estratégias de comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará” foi a primeira palestra do dia, apresentada pela coordenadora de Marketing da entidade, Brenda Vieira. A publicitária, pós-graduada em Gestão de Marcas e Branding, com mais de 10 anos de atuação no mercado de comunicação, destacou como a implantação de um setor de comunicação interno foi fundamental para o desenvolvimento de ações que resultaram no aumento do índice de satisfação do cliente, dos serviços, no reconhecimento de marca e na redução de custos.

Entre as estratégias citadas: branding, nova identidade visual, planejamento, assessoria de imprensa e conteúdo de valor nas plataformas de comunicação. “Hoje, temos uma comunicação consolidada. Um maior dinamismo em nossa produção de conteúdo, a qualidade evoluiu, também conseguimos customizar os projetos, realizar campanhas e atender as demandas em uma maior celeridade”, destacou.

Tráfego pago

A Agência MCA – Branding, Marketing e Publicidade, responsável pelo gerenciamento de comunicação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), apresentou a palestra “A força do tráfego pago alinhado a uma estratégia de marketing digital utilizando B.I, com foco em conversão de novos associados”. A palestra foi apresentada pelo assessor de imprensa, Charles Andrade.

Durante apresentação, Charles explicou o que é e como funciona o tráfego pago para atrair clientes e converter em novos associados. Entre as estratégias, o jornalista citou a criação do SimepeCast. “Um podcast que a gente publica semanalmente vídeo e áudio, tanto noYoutube quanto nas plataformas de streaming. Escolhemos o podcast porque o Nordeste é a 2ª região que mais consome podcast. Uma das estratégias que a gente adotou para trazer novos seguidores e, consequentemente, novos clientes e associados foi através do podcast”, citou.

Para a realização de um tráfego pago destacou: pixel instalado no site e na ferramenta de imboud; importação para ferramenta de B.i.; análise de dados no B.i. e planejamento de retargeting; dividir o retargeting em várias fontes com o link; e conversão do lead na ferramenta de CRM.

Nova Comunicação

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Dr. Wilson Yoshimitsu Niwa, apresentou a case “Uma nova comunicação”. Durante apresentação, o médico, que também é presidente da Unimed Belém e superintendente do Hospital Amazônia, destacou que as redes sociais da entidade se tornaram um excelente meio para orientar os novos associados e despertar o interesse daqueles que desejam ser sócios.

Além disso, destacou que a comunicação do Sindmepa tem o objetivo de trabalhar diferentes públicos, não só médicos, mas acadêmicos e comunidade. “O Núcleo Acadêmico tem um programa que se chama Aspirante, em que os estudantes de medicina se cadastram no sindicato como pretenso futuro sócio do sindicato, e quando ele se inscreve como potencial, ele tem os mesmos benefícios que o sindicalizado tem, como consulta e assessoria jurídica”, explicou.

Médicos mineiros

O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) apresentou a palestra “Sinmed-MG: uma referência na defesa dos direitos dos médicos mineiros”. A case de sucesso foi apresentada pelo presidente do Sinmed-MG, Dr. Jordani Campos, e pela coordenadora administrativa, Rosângela Fernandes.

“Estamos procurando entre nós, aprender entre nós, para, talvez algum dia, conseguir um caso de sucesso entre os sindicatos. Em Minas Gerais, estamos chegando em torno de 100 mil médicos, e temos por volta de 7.500 associados ao sindicato, que fazem a contribuição sindical, que não é mais obrigatória,  então temos um campo muito grande para crescer”, afirmou Dr. Jordani Campos no início da palestra. Ele também apresentou o histórico, as principais áreas de atuação e atividades da entidade.

Rosângela Fernandes Costa, jornalista e coordenadora de Comunicação do Sinmed-MG, enfatizou como a comunicação trabalha com seus associados, como, por exemplo, por meio de suporte às redes sociais dos profissionais; produção de conteúdos para sites e blogs; assessoria de imprensa; media training; e elaboração de textos diversos.

“O portfólio é o produto forte da nossa comunicação. A gente investe pesado no marketing, para realmente trazer esse médico para fidelizar, atender as necessidades dele, seja profissional ou pessoal”, destacou Rosângela.

Assessoria de imprensa

As jornalistas Karla Rodrigues e Renata Benevides, sócias da Capuchino  – agência responsável pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Médicos do Ceará, apresentaram a palestra “A importância da Assessoria de Imprensa na comunicação”. De acordo com as sócias, a metodologia utilizada pela Capuchino envolve os seguintes pilares: estratégia, contato contínuo com o cliente; e resultado.

Cliente da Capuchino desde maio de 2021, o Sindicato dos Médicos do Ceará gera uma economia em mais de R$ 700 mil em mídia espontânea por ano, com foco em conteúdos de reivindicação da categoria médica, protestos, ações filantrópicas, fortalecimento de autoridade e agenda de gestores em mais de 400 inserções em impressos, portais, rádios e TVs.

“A gente faz esse trabalho de forma muito de perto do marketing, mas também com a gestão, então a gente costuma ter uma rotina muito grande de reuniões, para saber o que é de interesse naquele momento. Além de trabalharmos com o factual, também trabalhamos com a exposição dos porta-vozes, gerando autoridade por meio de temas definidos, artigos de opinião e pautas de utilidade pública”, explicou Renata Benevides.

Pesquisa e análise de dados

“A pesquisa e análise de dados para definição de estratégias junto ao target” também foi tema de palestra do II Encontro de Comunicação da FMB.  A empresa cearense Cuali Pesquisa apresentou a importância das pesquisas para conhecimento do perfil do público-alvo, melhorias na gestão e desenvolvimento de projetos para empresas, citando o Sindicato dos Médicos do Ceará como um dos seus cases.

A palestra foi apresentada pela diretora de projetos da Cuali, Regina Timbó, e pelo gerente de projetos, Wesley Morais. Durante apresentação, o gerente destacou que, para uma empresa, pesquisa não representa despesa, mas sim investimento e lucro.

Os palestrantes apresentaram o resultado da pesquisa realizada junto ao Sindicato dos Médicos para identificar a lembrança de marca, as vantagens e reconhecer o trabalho de gestão da entidade, e de como os resultados foram importantes para ajudar o sindicato em posicionamentos, fortalecimento de ações e criação de novos serviços.

“Nesse momento, a gente tem a oportunidade de compartilhar um pouco a importância das pesquisas e de como podem trazer informações e agregar conhecimento na relação do sindicato com a sociedade e com os próprios médicos”, disse Regina Timbó.

União

Na ocasião, os representantes dos sindicatos de base da FMB reforçaram a importância e o compromisso de cada sindicato no fortalecimento da comunicação da FMB. As entidades decidiram aderir a logomarca da FMB ao lado das suas e do slogan #nóssomosafmb.

Nesta sexta-feira (10), a programação segue com o debate das principais pautas da categoria na preparação para o Encontro Nacional das Entidades Médicas – ENEM 2023 e indicação dos delegados.

Galeria

Confira todas as fotos aqui.